23 de janeiro de 2013

Florbela Espanca: Soneto


No poema inicial de Charneca em flor, dado a seguir, a ânsia de libertação e a busca de autoconhecimento são plenamente manifestadas, através das imagens de Asas abertas (segundo quarteto) e de E, já não sou, amor, sóror Saudade (último verso).

Enche o meu peito, num encanto mago,
O frêmito das coisas dolorosas...      
Sob as urzes queimadas nascem rosas...
Nos meus olhos as lágrimas apago...

Anseio! Asas abertas! O que trago
Em mim? Eu oiço bocas silenciosas
Murmurar-me as palavras misteriosas
Que perturbam meu ser como um afago!

E nesta febre ansiosa que me invade
Dispo a minha mortalha, o meu burel,
E, já não sou, Amor, sóror Saudade...

Olhos a arder em êxtase de amor,
Boca a saber a sol, a fruto, a mel:
Sou a charneca rude a abrir em flor!

O soneto inicia-se, com o eu-lírico expressando o sofrimento e a possibilidade de ultrapassá-lo (sob as urzes queimadas nascem rosas) que faz cessar o pranto. No quarteto seguinte, tudo remete para uma doce inquietação, uma perturbação própria ao despertar do desejo (asas abertas) que, num crescendo vai inflamando o corpo (nesta febre ansiosa que me invade), provocando uma receptiva mudança na atitude do eu-lírico que, no êxtase amoroso, revive e liberta-se (dispo a minha mortalha, o meu burel), até atingir o ponto extremo de tensão da libido. A último terceto agasalha a experiência amorosa excessiva, que arrasta à explosão do êxtase (a arder em êxtase de amor), à máxima potência da intensidade erótica, através da qual fundem e confundem-se as fronteiras entre o ser humano e a natureza.
O ato de despir-se, referido no primeiro terceto, implica, segundo Bataille, em um desnudamento que não é apenas físico, mas também psicológico, ampliando a ação erótica de liberação do estado de vivência fechada, isolada e, assim, promovendo o autoconhecimento caracterizador do erotismo. A imagem final do poema, “Sou a charneca rude a abrir em flor”, reitera esse sentido de abertura para o outro, para a desejada, embora fugaz, continuidade.