23 de janeiro de 2010

A influência de Petrarca na lírica camoniana.


O RETRATO IDEALIZADO DA MULHER AMADA

Um mover de olhos, brando e piedoso,
Sem ver de quê; um riso brando e honesto,
Quase forçado; um doce e humilde gesto,
De qualquer alegria duvidoso.

Um despejo quieto e vergonhoso;
Um repouso gravíssimo e modesto;
Uma pura bondade, manifesto
Indício da alma, limpo e gracioso;

Um encolhido ousar; uma brandura;
Um medo sem ter culpa; um ar sereno;
Um longo e obediente sofrimento:

Esta foi a celeste fermosura
Da minha Circe, e o mágico veneno
Que pôde transformar meu pensamento.

Na poesia camoniana, a idealização da mulher concretiza-se sobretudo em retratos em que o aspecto físico atinge a impessoalidade do convencional: olhos sempre claros, cabelos louros, tez muito alva e faces rosadas. Esta concretização se verifica ainda através do aspecto espiritual que se caracteriza pela serenidade, pela doçura do riso e pela brandura dum gesto (rosto) sossegado. Esta visão da mulher traduz também a concepção platônica do amor ideal e inacessível. É um retrato, somatório de determinados aspectos, todos eles qualificados.
Este soneto tematiza a beleza da mulher e o fascínio por ela exercido no sujeito. O poeta traça o retrato da sua amada, mais espiritual do que físico, e conclui com uma referência à transformação do seu pensamento provocada pela formosura, que funcionaria como um “mágico veneno” que o subjugou. Esta escassa referência a características físicas e a predominância das qualidades morais remetem-nos para a ideologia platônica.
É sobretudo nítida a influência petrarquista no ideal de beleza feminina ( a graça, o recato, a doçura, a brandura, etc.), e nas qualidades morais atribuídas à mulher, expressas por uma adjetivação abundante: (brando, piedoso, honesto, humilde, quieto e vergonhoso, modesto, etc.) e por substantivos abstratos ( bondade, brandura, medo sem ter culpa). Note-se que os aspectos focados têm um elevado nível de abstração, (reforçado pela utilização do artigo indefinido e constituem dois conjuntos.
Observa-se, ainda, que, na esteira de Petrarca, as qualidades morais predominam sobre as físicas e o fascínio resulta, portanto, da beleza espiritual ( a celeste fermosura). Esta tematização da beleza feminina repete-se, também, no soneto “Ondados fios de ouro reluzente”

Ondados fios de ouro reluzente,
Que, agora da mão bela recolhidos,
Agora sobre as rosas estendidos,
Fazeis que sua graça se acrescente
Olhos, que vos moveis tão docemente,
Em mil divinos raios encendidos.
Se de cá me levais alma e sentidos,
Que fora, se de vós não fora ausente?
Honesto riso, que entre a mor fineza
De perlas e corais nasce e parece,
Se na alma em doces ecos não o ouvisse;
Se, imaginando só tanta beleza,
De si em nova glória a alma se esquece,
Que será quando a vir? Ah! quem a visse!

Note-se que, quando fala na mulher, Camões abre um campo de intensa beleza, de delicadeza e de irresistível poder de sedução. Para quem tanto sofreu as penas do amor, para quem tantas vezes teve o coração dilacerado pela saudade de um amor perdido, inacessível ou não correspondido, é um espanto que nunca censure, maldiga ou menoscabe a mulher. É fato que o poeta padeceu muitos infortúnios, mas a sua dor mais profunda não vinha da experiência amorosa. A dor intensa e aniquilante de Camões era moral, sua tragédia era existencial.
_________________________________

Por Zenóbia Collares Moreira Cunha

4 comentários:

Anonymous disse...

Camões é tudo de bom. Quando segue modelos petrarquianos é ainda melhor.

EVA-RN (ZCMC) disse...

AnÔNIMO

Camões e Fernando Pessoa são meus poetas prediletos.

Carlos Henrique- Pe. disse...

EVA_RN

Como poderei adquirir seu livro sobra a Poesia Lírica Maneirista? Gostaria muito de poder ler tudo sobre esse tema que tanto me agrada e que tão pouco conheço. Na Facul ensinaram-nos que Camões é um poeta Renascentista. Pelo que li aqui, acho que ele é mesmo classificável noutro estilo e é mesmo o Maneirismo.

EVA-RN (ZCMC) disse...

CARLOS HENRIQUE
Este livro está esgotado. Talvez ainda exista exemplares na Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) Procure acessar o site e comunicar-se com a secretária da referida editora. Eu tenho exemplares comigo. Se eles não tiverem mais, poderão entrar em contato comigo para que eu ceda um para você.