18 de abril de 2012

Fernando Pessoa: Pobre velha música


Pobre velha música
Pobre velha música! 
Não sei por que agrado, 
Enche-se de lágrimas 
Meu olhar parado. 

Recordo outro ouvir-te. 
Não sei se te ouvi 
Nessa minha infância 
Que me lembra em ti. 

Com que ânsia tão raiva 
Quero aquele outrora! 
E eu era feliz? Não sei 
Fui-o outrora agora.

Mais uma vez, Pessoa evoca o tema da infância e da saudade do tempo que foi feliz, mas já é passado e, como tal, só pode ser recuperado e revivido através da memória. 
Todavia paira a incerteza acerca da felicidade (Eu era feliz? Não sei) realmente fruída naquele tempo. Tal dúvida se estende à própria música (Não sei se te ouvi). Mas isto, não tem importância, pois a música tem um forte poder de sugestionar e, portanto, ela é capaz de estimular uma felicidade imaginada, ficticiamente vivida no passado, mas só percebida no presente (Fui-o outrora agora). 
O que a música provoca no poeta não é um estado de felicidade, mas sim consciência de que a perdeu e o desejo de recuperá-la. 
_____________________________
Zenóbia Collares Moreira Cunha                         

                

Nenhum comentário: