5 de junho de 2014

A temática do gótico na poesia de Augusto dos Anjos


O brasileiro Augusto dos Anjos ficou conhecido como “poeta negro” devido ao choque que seus versos causavam. Ele se utilizou de um vocabulário científico-poético, sendo inspirado pelo cientificismo, evolucionismo permeado pelo simbolismo, gerando uma poesia com tons macabros e obsessivos que mostram a destruição e decomposição física e psicológica. Em 1912 publicou o seu livro "Eu", mas que não teve a repercussão esperada. Apenas na 3ª edição, sob o título de "Eu e outras poesias" que o poeta conseguiu ser bem aceito pelo o público.

O “Poema negro” de Augusto dos Anjos 

A Santos Neto

Para iludir minha desgraça, estudo.
Intimamente sei que não me iludo.
Para onde vou (o mundo inteiro o nota)
Nos meus olhares fúnebres, carrego
A indiferença estúpida de um cego
E o ar indolente de um chinês idiota!

A passagem dos séculos me assombra.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.

Em vão com o grito do meu peito impreco!
Dos brados meus ouvindo apenas o eco,
Eu torço os braços numa angústia douda
E muita vez, à meia-noite, rio
Sinistramente, vendo o verme frio
Que há de comer a minha carne toda!

É a Morte — esta carnívora assanhada —
Serpente má de língua envenenada
Que tudo que acha no caminho, come...
Faminta e atra mulher que, a 1 de janeiro,
Sai para assassinar o mundo inteiro,
E o mundo inteiro não lhe mata a fome!

Nesta sombria análise das cousas,
Corro. Arranco os cadáveres das lousas
E as suas partes podres examino. . .
Mas de repente, ouvindo um grande estrondo,
Na podridão daquele embrulho hediondo
Reconheço assombrado o meu Destino!

Surpreendo-me, sozinho, numa cova.
Então meu desvario se renova...
Como que, abrindo todos os jazigos,
A Morte, em trajos pretos e amarelos,
Levanta contra mim grandes cutelos
E as baionetas dos dragões antigos!


E quando vi que aquilo vinha vindo
Eu fui caindo como um sol caindo
De declínio em declínio; e de declínio
Em declínio, com a gula de uma fera,
Quis ver o que era, e quando vi o que era,
Vi que era pó, vi que era esterquilínio! 

Chegou a tua vez, oh! Natureza!
Eu desafio agora essa grandeza,
Perante a qual meus olhos se extasiam...
Eu desafio, desta cova escura,
No histerismo danado da tortura
Todos os monstros que os teus peitos criam.

Tu não és minha mãe, velha nefasta!
Com o teu chicote frio de madrasta
Tu me açoitaste vinte e duas vezes...
Por tua causa apodreci nas cruzes,
Em que pregas os filhos que produzes
Durante os desgraçados nove meses!

Semeadora terrível de defuntos,
Contra a agressão dos teus contrastes juntos
A besta, que em mim dorme, acorda em berros
Acorda, e após gritar a última injúria,
Chocalha os dentes com medonha fúria
Como se fosse o atrito de dois ferros!

Pois bem! Chegou minha hora de vingança.
Tu mataste o meu tempo de criança
E de segunda-feira até domingo,
Amarrado no horror de tua rede,
Deste-me fogo quando eu tinha sede...
Deixa-te estar, canalha, que eu me vingo!

Súbito outra visão negra me espanta!
Estou em Roma. É Sexta-feira Santa.
A treva invade o obscuro orbe terrestre.
No Vaticano, em grupos prosternados,
Com as longas fardas rubras, os soldados
Guardam o corpo do Divino Mestre.

Como as estalactites da caverna,
Cai no silêncio da Cidade Eterna
A água da chuva em largos fios grossos...
De Jesus Cristo resta unicamente
Um esqueleto; e a gente, vendo-o, a gente
Sente vontade de abraçar-lhe os ossos!

Não há ninguém na estrada da Ripetta.
Dentro da Igreja de São Pedro, quieta,
As luzes funerais arquejam fracas...
O vento entoa cânticos de morte.
Roma estremece! Além, num rumor forte,
Recomeça o barulho das matracas. 

A desagregação da minha idéia
Aumenta. Como as chagas da morféa
O medo, o desalento e o desconforto
Paralisam-se os círculos motores.
Na Eternidade, os ventos gemedores
Estão dizendo que Jesus é morto!

Não! Jesus não morreu! Vive na serra
Da Borborema, no ar de minha terra,
Na molécula e no átomo... Resume
A espiritualidade da matéria
E ele é que embala o corpo da miséria
E faz da cloaca uma urna de perfume.

Na agonia de tantos pesadelos
Uma dor bruta puxa-me os cabelos,
Desperto. É tão vazia a minha vida!
No pensamento desconexo e falho
Trago as cartas confusas de um baralho
E um pedaço de cera derretida!

Dorme a casa. O céu dorme. A árvore dorme.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.

Meu coração, como um cristal, se quebre
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!

Ao terminar este sentido poema
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos...
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos. 

Este poema é todo feito com base em imagens que nos dá impressão de que vários quadros foram moldados a cada estrofe. Nele há a presença da busca, que nos remete ao labirinto, pois se trata de uma busca por si mesmo, uma busca da origem. O andamento do poema é em declive (alto depois baixo). Na segunda estrofe temos a referência sobre a modernidade (“cavalo de eletricidade”) mostrando a vida como algo fugaz. As três estrofes seguidas montam o quadro da morte, no sentido de transformação, que mostra ser esse o destino reservado para todo e qualquer ser humano.

A partir da 6ª estrofe o poema apresenta uma narrativa que representa uma viagem. Da 8ª e nas três seguintes o poeta reconhece a natureza como uma entidade a ser desafiada e mostra certa rebeldia, visto que a natureza só subtraiu, subvertendo a ideia da criação (“Em que pregas os filhos que produzes/Durante os desgraçados nove meses!”). Na 12ª estrofe são encontradas referências gráficas definidas e encenações que se prolongam até a 14ª estrofe. Na 16ª estrofe o poeta se transporta da visão européia para a sua natureza terrena, demonstra que a vida e a morte estão presentes nas menores partículas (“Na molécula e no átomo... Resume”), e cria uma ambiguidade ao desafiar/praguejar a natureza e a referência a Deus. No último verso da 17ª estrofe há um retrocesso à imagem da cena descrita nas primeiras estrofes (“E um pedaço de cera derretida”), cera esta advinda da procissão em que ele estava no início do poema. Na última estrofe o poeta revela o cansaço gerado pelo grande esforço utilizado na elaboração deste poema (“Rola-me na cabeça o cérebro oco”) e mostra que tal processo fora enlouquecedora ao ponto de ele afirmar que não irá mais escrever. (“Daqui por diante não farei mais versos”).

Após a análise e reflexão do longo poema, é possível caracterizar a temática do gótico na poesia como um recurso estético do excesso, liberdade e transgressão que se volta para o interior da natureza humana, se utilizando do caos como um artifício para a criação. A estranheza provocada pela linguagem escolhida resulta na singularidade da obra literária, com o objetivo de “chamar a atenção” do leitor em toda a sua concepção de vida e transformação, demonstrando que a morte se trata de uma passagem inevitável.

Autora: Giselle Campos DRE: 108062471

Nenhum comentário: