8 de março de 2012

Nunca é demais ler a poesia de Maria Tereza Horta.


A obra de Maria Tereza Horta encontra-se marcada por uma forte tendência de experimentação e exploração das potencialidades da linguagem, numa escrita impetuosa e frequentemente sensual. Nas un iversidades brasileiras ela é estudade e muito amada por professores e alunos, seduzidos pela qualidade do que escreve, seja poesia, seja ficção. Escritora portuguesa, nascida em 1937 em Lisboa. Estudou na Faculdade de Letras de Lisboa, enveredando depois pela carreira jornalística. Dirigiu o ABC Cine-Clube e fez parte do grupo Poesia 61. Colaborou em jornais e revistas (Diário de Lisboa, Diário de Notícias, Jornal de Letras e Artes, Hidra 1, entre outros) e foi chefe de redação da revista Mulheres. Feminista, publicou, com Maria Velho da Costa e Isabel Barreno, as Novas Cartas Portuguesas (1971), cujo conteúdo levou as autoras a tribunal.
Estreou-se com a obra poética Espelho Inicial (1960), a que se seguiram, Tatuagem (1961), Cidadelas Submersas (1961), Verão Coincidente (1962), Amor Habitado (1963), Candelabro (1964), Jardim de Inverno (1966), Cronista Não é Recado (1967), Minha Senhora de Mim (1971), Poesia Completa (1983, dois volumes), e as obras de ficção Ambas as Mãos sobre o Corpo (1970), Ana (1975), A Educação Sentimental (1975), Os Anjos (1983), Ema (1984), O Transfer (1984), Rosa Sangrenta (1987), Antologia Política (1994), A Paixão Segundo Constança H. (1994) e O Destino (1997).
Em 1999, lançou a obra A Mãe na Literatura Portuguesa, constituída por uma longa introdução da autora, depoimentos de várias individualidades, uma antologia de poesia e prosa de escritores portugueses e no fim um conjunto de quadras e provérbios, tudo em torno da temática da mãe.
Maria Tereza Horta soube olhar para o passado literário português tão apaixonadamente quanto explorou a realidade do seu presente histórico, sempre se colocando criticamente face as mazelas do seu tempo. Em seu livro Minha Senhora de Mim (1971), ela volta-se para o passado medieval, devassa os cancioneiros que compilam as Cantigas de Amigo trovadorescas, com o mesmo ímpeto de resgatar o discurso feminino falsamente representado nas mesmas pelos seus autores do sexo masculino.

[LEIA MAIS]
A poeta empresta a sua voz àquelas mulheres silenciadas pelo discurso masculino dos trovadores que falavam por elas. E isto é feito de uma forma personalíssima na qual todo o talento da poeta se empenha no resgate do discurso feminino e da expressão de sua sensualidade reprimida. O poema que leva o mesmo título do livro é uma jóia da intertextualidade do poema de Francisco de Sá Miranda (séc. XVI), “Comigo me desavim”, notadamente com a primeira estrofe: Comigo me desavim/ Sou posto em todo perigo;/ não posso viver comigo/ nem posso fugir de mim.”

MINHA SENHORA DE MIM

Comigo me desavim
minha senhora
e mim
sem ser dor ou ser cansaço
nem o corpo que disfarço

Comigo me desavim
minha senhora
de mim
nunca dizendo comigo
o amigo nos meus braços

Comigo me desavim
minha senhora
de mim
recusando o que é desfeito
no interior do meu peito.

Todas as poesias deste livro são composta em permanente diálogo com as Cantigas de Amigo medievais, com evidente interesse críticos acerca da condição da mulher no jogo amoroso. Este seu posicionamento libertador da sexualidade feminina, a sua poética do corpo livre irá se prolongar até os dias atuais, cada vez de forma mais aprimorada, refinada e sedutora, especialmente para os apreciadores do erotismo na poesia.
Como já vimos no post anterior, Maria Tereza rejeita os limites impostos à expressão dos desejos do corpo, da sexualidade, dos impulsos dos desejos, dos prazeres fruídos na relação sexual, do encantamento da mulher pela beleza do seu parceiro, da liberdade que esta se concede de ser ativamente participante no jogo amoroso, tudo tão legitimamente humano e natural.
Ela nunca teve receio de transgredir o proibido pela censura e pela falsa moral dos defensores dos chamados “bons costumes”. Ignora-os e liberta o corpo, liberta o amor e eleva a união carnal ao nível da poesia, despojando-os da malícia, da vulgaridade e do rótulo de obscenos que os amordaçaram durante séculos. Vejamos mais algumas poesias desta grande poeta, tão aplaudida no Brasil e em seu país.

JOELHO

Ponho um beijo
demorado
no topo do teu joelho

Desço-te a perna
arrastando
a saliva pelo meio

Onde a língua
segue o trilho
até onde vai o beijo

Não há nada
que disfarce
de ti aquilo que vejo

Em torno um mar
tão revolto
no cume o cimo do tempo

E os lençóis desalinhados
como se fosse
de vento

Volto então ao teu
joelho
entreabrindo-te as pernas

Deixando a boca
faminta
seguir o desejo nelas


POEMA DA RECUSA

Como é possível perder-te
sem nunca te ter achado
nem na polpa dos meus dedos
se ter formado o afago

sem termos sido a cidade
nem termos rasgado pedras
sem descobrirmos a cor
nem o interior da erva.

Como é possível perder-te
sem nunca te ter achado
minha raiva de ternura
meu ódio de conhecer-te
minha alegria profunda


DESPERTA-ME DE NOITE

Desperta-me de noite
o teu desejo
na vaga dos teus dedos
com que vergas
o sono em que me deito

É rede a tua língua
em sua teia
é vício as palavras
com que falas

A trégua
a entrega
o disfarce

E lembras os meus ombros
docemente
na dobra do lençol que desfazes

Desperta-me de noite
com o teu corpo
tiras-me do sono
onde resvalo

E eu pouco a pouco
vou repelindo a noite
e tu dentro de mim
vai descobrindo vales.
_________________
Zenóbia Collares Moreira Cunha

Nenhum comentário: